
Sempre que realizamos uma sessão solene em homenagem às Igrejas, aos pastores, às lideranças e organizações cristãs envolvidas com serviços sociais, sentimos ainda mais motivados a perseverar em meio a tribulação deste século, pois entendemos que perseverar é produzir a experiência. E experiência com o Senhor é ver o seu poder operando em nosso favor, nos dando paz, consolo, edificação, provisão, vitória.
E isso que temos sentido no cumprimento de nosso mandato. Na defesa dos legítimos direitos das comunidades de nosso Município; nas ações que sempre foram e serão produzidas sob o alicerce dos princípios e valores eternizados na Bíblia Sagrada, que é a nossa regra de fé e prática.
Quando dedicamos uma sessão desta Casa de Leis à celebração de um feito tão expressivo como o é esta homenagem aos 30 anos da Igreja Assembleia de Deus Memorial e seu novo Templo, temos certeza de estar agradando ao Senhor, porque, acima de tudo, a Bíblia retrata a igreja como sendo uma instituição divina, ou a Igreja de Deus como bem disse o apóstolo Paulo no Livro de Atos.
Meus queridos pastores
Lideranças presentes
Membros da Igreja
A alegria que toma conta de nosso coração nesta noite, no entanto, não seria possível se homens da qualidade do pastor Oseas Lopes da Silva não tivesse sido levantado pelo Senhor para realizar tão bela e importante obra.
O pastor Oseas Lopes da Silva, já chamado pelo Senhor para a eternidade, iniciou a obra de construção desta que é nova sede da Assembleia de Deus no bairro Sólon Borges. Ele e seus ajudadoresconstruíram esse templo sob as raízes da igreja cristã que se encontram no Velho Testamento.

À exemplo da Igreja fundada pelo Senhor Jesus desde os patriarcas, quando a igreja centralizava-se na família, até Israel vir a ser uma nação, os ideais e objetivos da Igreja Assembleia de Deus Memorial não foram alterados, para a glória de Deus Pai.
Ao longo desses anos ela tem sido um marco na vida daquela comunidade. Tem sido uma igreja onde a comunidade pode adorar e aprender do Deus verdadeiro. Isto porque a saga e a história escrita pelo pastor Oseas ganharam novos capítulos e novos personagens, pessoas que receberam as chaves desse sacerdócio que são o poder e a autoridade para dirigir o trabalho de Deus naquele local.
Em Seu amor, Deus concedeu a cada membro um dom que o habilita a desempenhar sua função. Assim como cada órgão é vital para o funcionamento do corpo humano, o bom êxito da missão da igreja depende do funcionamento de cada membro, segundo o dom recebido de Deus. Todos são importantes e possuem valor à vista do céu, da mesma forma como os mais pequeninos órgãos são importantes para o corpo humano.
Queremos destacar aqui a figura importante do querido pastor Joziel de Azevedo Barbosa que assumiu a igreja por um período de um ano, tempo que o então pastor Oseas viajou para Manaus, em função de sua enfermidade.
De seu retorno, após seu falecimento assumiu a presidência da igreja o pastor Daniel da Rocha Silva, que hoje nos presenteia com um belo templo, reformulado e com capacidade para 380 pessoas sentadas.
Em sua gestão foi construído o prédio anexo à Nova Sede, cujo terreno havia sido adquirido durante a gestão do pastor Joziel. O que nos anima a continuar perseverando, meus senhores e minhas senhoras,é a certeza de que o Senhor está nesse negócio.
Em tempos difíceis e em meio a uma comunidade carente e desprovida de luxo, ergue-se um templo tão lindo e construído com os esforços dos membros da igreja. Deus seja louvado por esta benção.
Deus seja louvado porque um dia a Assembleia de Deus chegou ao Brasil, expandiu-se pelos estados, alcançou o Amazonas, propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população, e chegou ao Sudeste. E os precursores desse trabalho souberam aproveitar o tempo, remir o tempo como diz em Efésios, “porquanto os dias são maus”.
A Deus nossos agradecimentos pela existência da Igreja Memorial Assembleia de Deus no Bairro Solon Borges, esta agência do reino de Deus, esta embaixada do céu na terra, esta Igreja que glorifica a Deus e que anuncia sua glória entre os povos. Aos pastores, às lideranças, diáconos, membros da Igreja, o nosso reconhecimento.
Quero me juntar a alegria que reina no coração de cada membro desta amada Igreja na condição de embaixador de Cristo, arauto do Rei. Juntos, como ministros da reconciliação, e portadores de boas notícias.
Meus parabéns e que o Senhor nos abençoe.
discurso do Vereador Davi Ismael.